Soberania e Sustentabilidade da Engenharia

Emerson F. Tormann 14 de dez de 2017
KLEBER SANTOS 29 - Eleições CREA-DF
À Soberania e Sustentabilidade da Engenharia de Brasília e do Brasil
Aos Engenheiros e Técnicos em Brasília , extensiva a todos do Brasil
Os CREAs do Brasil necessitam assumir maior compromisso em defender a nossa categoria


A falta de empenho e de representatividade dos interesses dos profissionais na área da engenharia fez com que engenheiros e demais profissionais do sistema perdessem apoio para as grandes empresas e grandes entidades empresariais , que passaram a apresentar o atestado operacional da empresa em processos licitatórios , deixando os atestados técnicos dos profissionais em segundo plano e praticamente sem valor .

O profissional passou a ser mais um , perdendo sua representatividade quanto a seu próprio valor intelectual. A exemplo da situação do asfalto de Brasília , onde há sinais de que as mesmas empresas há mais de trinta anos executam obras sem inserção de tecnologia de materiais e equipamentos .

O atestado operacional da empresa deve ser revisto já que torna viciado vários certames em que privilegia o operacional e não o profissional . TAÍ UM DOS MOTIVOS DE GRANDE DESEMPREGO DA NOSSA CLASSE.

Isto se deve em grande parte à omissão dos CREAs em defender os direitos dos profissionais da engenharia ao invés dos interesses empresariais.

A Lei nº 8.666/93 fala em atestado de capacidade técnica e não operativa , mas o interesse empresarial ameaça prevalecer junto aos Órgãos licitantes .

Interessante que o CREA é uma entidade que deve visar o interesse público e a valorização profissional , sendo que os profissionais pagam por anuidade e taxas , mas não recebem o devido apoio da instituição. É PRECISO MUDAR !!!!

É preciso que o CREA-DF atue nas modalidades de Licitações em diversos Órgãos no DF , acompanhando editais e impugnando abusos , cujo resultado são obras mal planejadas e executadas . BRASÍLIA NÃO MERECE ISSO !!!

Venho através desta carta aberta assumir perante todos vocês, Engenheiros, Técnicos e demais Profissionais, meu compromisso de lutar pela valorização de nossa classe, lutar tenazmente pela engenharia tanto do Distrito Federal como em nível nacional.

Proponho aglutinar todos os CREAs de todas as Unidades Federativas em prol da recuperação da Engenharia, da valorização dos engenheiros em todo o território nacional.

Proponho que todos os CREAs participem mais ativamente junto ao CONFEA para aprovar com maior agilidade tudo o que for de interesse dos profissionais da engenharia.

É hora de mudar !!!

É hora de defender os interesses dos profissionais em primeiro lugar, além das pequenas, médias e novas empresas, e não os interesses das grandes empresas e grandes entidades empresariais. É preciso rever taxas e tantos tributos que não são recompensados ao profissional.

O compromisso que quero assumir perante todos vocês, eleito para a presidência do CREA-DF, é de lutar para alterar esta situação vigente.

O meu nome é Kleber, sou engenheiro agrônomo, oposição à atual presidência do CREA-DF, e vou lutar pelo interesse de toda a nossa Engenharia.

No dia 15 de dezembro, vote para mudar, vote em Eng.º Kleber nº 29 e saiba que estarei sempre aberto para receber e lutar por todas as reivindicações de valorização profissional e, eleito, em Janeiro de 2018, juntos iniciaremos uma grande jornada a favor do Profissional!

Engenheiro Kleber Santos, candidato a presidente do CREA-DF
Kleber Souza dos Santos

Engenheiro Agrônomo (UFSC, 1992). Mestre em Gestão Econômica do Meio Ambiente (UnB, 2001). Especialista em Gestão do Agronegócio (UnB, 2009). Especialista em Botânica (UFLA, 2006). Especialista em Administração Rural (UFV, 1995). Candidato à Presidência do CREA-DF, eleições 2017.

Comentar “Soberania e Sustentabilidade da Engenharia”

Este espaço é democrático no qual você pode opinar. No entanto, comentários ofensivos, desrespeitosos ou com vocabulário inadequado não serão aceitos. Se preferir, envie sua mensagem para kleber@valoriza.eng.br. Obrigado.