Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocupa o maior espaço da história no DF

Emerson F. Tormann 24 de out de 2017
KLEBER SANTOS 29 - Eleições CREA-DF
Nesta terça-feira (24), às 14h, será a aberta oficialmente a Semana Distrital de Ciência e Tecnologia, no Parque da Cidade
Uma grande feira de ciências ocupará o Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, de segunda-feira (23) a domingo (29). A expectativa é que 100 mil pessoas visitem a 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) desde 2004 em todo o país. São 70 mil metros quadrados, o que equivale a 10 campos de futebol, totalmente dedicados a atividades de popularização e divulgação científica. Mais de 70 instituições participam da 14ª SNCT, além de 92 escolas públicas do Distrito Federal.

A escolha do tema “A matemática está em tudo” está ligada ao Biênio da Matemática 2017-2018, quando o Brasil recebe dois grandes eventos da área. Em 2017, o país sediou, pela primeira vez, a Olimpíada Internacional de Matemática, uma competição que reúne os melhores estudantes do mundo. Em 2018, é a vez do Congresso Internacional de Matemáticos trazer ao país pesquisadores de alto nível, também pela primeira vez.

Uma das grandes atrações da 14ª SNCT é um protótipo em tamanho real do avião de combate Gripen NG, futuro caça da Força Aérea Brasileira (FAB). O público poderá subir na cabine da aeronave e conhecer seu funcionamento em um simulador de voo. A Marinha oferece uma experiência similar, mas de navegação, e o Exército expõe o tanque blindado Guarani.

O público infantil também terá à disposição uma pista de circulação para carros elétricos em meio a placas, semáforos e faixas de pedestre. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) organiza o espaço, batizado de Cidadania no Trânsito. Já o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) apresentará uma minicidade para ações educativas.

O MCTIC levará estandes das suas entidades vinculadas: CNPq, Agência Espacial Brasileira (AEB), Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), e Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep). Haverá ainda uma quadra poliesportiva dos Correios e atividades da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industria (Embrapii), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Telebras.

O Ministério da Educação (MEC) promoverá jogos de matemática, rodas de conversa e uma aula show preparatória de professores youtubers para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no anfiteatro principal, com capacidade para 1,2 mil pessoas.

O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC, Jailson de Andrade, destaca a colaboração de empresas e órgãos públicos, escolas, fundações de apoio, institutos de pesquisa, museus, universidades e secretarias estaduais e municipais para viabilizar a SNCT em todo o país. “Uma semana dessa envergadura não acontece sem parcerias. A ideia é mobilizar a comunidade científica e estudantil, em especial crianças e jovens, para que a população possa conhecer e discutir a ciência e suas aplicações, a fim de estimular curiosidade e criatividade.”

A 14ª SNCT estará aberta, com entrada franca, das 8h30 às 18h. Na terça-feira (24), as feira ficará aberta até 22h para receber 40 ônibus de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A programação também inclui uma homenagem ao matemático Jacob Palis na segunda-feira (23), às 11h, por sua contribuição à ciência brasileira.


Serviço

Evento: 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Data: 23 a 30 de outubro de 2017
Horário: das 8h30 às 18h (terça-feira: até 22h)
Local: Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade
Cidade: Brasília (DF)


Fonte: MCTIC
Kleber Souza dos Santos

Engenheiro Agrônomo (UFSC, 1992). Mestre em Gestão Econômica do Meio Ambiente (UnB, 2001). Especialista em Gestão do Agronegócio (UnB, 2009). Especialista em Botânica (UFLA, 2006). Especialista em Administração Rural (UFV, 1995). Candidato à Presidência do CREA-DF, eleições 2017.

Comentar “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocupa o maior espaço da história no DF”

Este espaço é democrático no qual você pode opinar. No entanto, comentários ofensivos, desrespeitosos ou com vocabulário inadequado não serão aceitos. Se preferir, envie sua mensagem para kleber@valoriza.eng.br. Obrigado.