Novacap anuncia que vai abrir novo concurso público

Emerson F. Tormann 5 de out de 2017
KLEBER SANTOS 29 - Eleições CREA-DF
Os concurseiros da capital federal ganharam uma nova expectativa para concurso público local. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) anunciou que vai lançar edital. Segundo publicação no Diário Oficial do DF, a empresa já abriu processo de licitação para receber propostas e contratar a banca organizadora da próxima seleção pública. A escolha será feita já neste mês, em 17 de outubro.

De acordo com o diretor-presidente da Novacap, Júlio Menegotto, serão abertas 96 vagas de nível médio e superior, conforme o esquema abaixo:

Nível médio

3 assistentes administrativos
12 técnicos agrícolas
14 técnicos em edificações
2 técnicos em segurança do trabalho
3 topógrafos
2 auxiliares de enfermagem do trabalho

Nível superior

1 geólogo
1 administrador
9 advogados
2 analistas de sistemas
2 arquitetos
2 arquivistas
2 contadores
2 engenheiros agrimensores
7 engenheiros agrônomos
27 engenheiros civis
2 engenheiros mecânicos
2 técnicos em recursos humanos
1 médico do trabalho



O último concurso foi realizado há 21 anos. Apenas em 2013, uma nova autorização foi cedida, com 379 vagas e cadastro reserva, mas o edital não saiu. Em 2014, o Tribunal de Contas do DF multou o secretário de Administração do governo por não prestar esclarecimentos acerca do andamento do novo concurso.

Segundo Menegotto, trata-se de um concurso muito aguardado. “Eu passei no último concurso da Novacap, tenho 20 anos de casa. Nos últimos anos a empresa assumiu muitas responsabilidades, como a manutenção dos aparelhos de ar condicionado, elevadores e caldeiras da Secretaria de Saúde, por exemplo, o que aumentou muito a demanda. Nosso quadro técnico precisa de reforço. Em virtude disso, mesmo com a questão financeira delicada, o GDF autorizou. Quando assumi uma das minhas metas de gestão era realizar o concurso público”.

Menegotto está otimista quanto à seleção. “Será uma boa seleção. O clima interno é bom, de renovação. Serão novas pessoas e novas ideias, que serão unidas à experiência de quem já está na empresa. O que se espera é que o concurso traga os melhores funcionários para a Novacap para melhorar a nossa produtividade, ampliar o serviço e entregar qualidade para a população”.

O diretor-presidente da empresa ainda informou ao Correio que o concurso será sem cadastro reserva, devido à disposição orçamentária escassa, e que a opção por escolher a banca organizadora por pregão vai garantir a menor taxa de inscrição aos candidatos interessados. “A Novacap não terá nenhum custo com o concurso, a previsão é de que em novembro a empresa vencedora seja anunciada".

Criada em 1956, a Novacap é uma empresa pública local feita para construir Brasília e até hoje continua a desenvolver atividades de infraestrutura, urbanização e arborização da capital. A Novacap realiza a manutenção de vias (recapeamento, pavimentação, limpeza de bocas de lobo), a construção de obras estruturantes para a capital e planta, poda e mantém árvores e canteiros da capital. A empresa teve grandes nomes no seu quadro de funcionários, como os pioneiros Israel Pinheiro, Oscar Niemeyer, Lucio Costa, Athos Bulcão, Burle Marx e Francisco Ozanan Correia, conhecido como “o jardineiro de Brasília”.

Correio Braziliense
Kleber Souza dos Santos

Engenheiro Agrônomo (UFSC, 1992). Mestre em Gestão Econômica do Meio Ambiente (UnB, 2001). Especialista em Gestão do Agronegócio (UnB, 2009). Especialista em Botânica (UFLA, 2006). Especialista em Administração Rural (UFV, 1995). Candidato à Presidência do CREA-DF, eleições 2017.

Comentar “Novacap anuncia que vai abrir novo concurso público”

Este espaço é democrático no qual você pode opinar. No entanto, comentários ofensivos, desrespeitosos ou com vocabulário inadequado não serão aceitos. Se preferir, envie sua mensagem para kleber@valoriza.eng.br. Obrigado.