Morre aos 77 anos Nélio José Nicolai e renova-se o orgulho de ser técnico

Emerson F. Tormann 14 de out de 2017
KLEBER SANTOS 29 - Eleições CREA-DF
CB

O Técnico em Eletrotécnica, Nélio José Nicolai, é o inventor do identificador de chamadas telefônicas mais conhecido como BINA


É com muita tristeza que noticiamos o falecimento de um profissional que lutou a vida toda por seus ideais e acreditou nas suas invenções. A perseverança pode ser considerada uma marca em sua trajetória como técnico. Ele nunca desistiu de levar adiante suas criações e por esse mesmo motivo foi ridicularizado por chefes e colegas de trabalho - "isso nunca vai dar certo! Quem vai comprar uma invenção dessas?" - o questionavam no trabalho...

O mineiro, que vivia em Brasília / DF, se recuperava de problemas de saúde quando complicações pulmonares o levaram ao óbito. Ele deixa quatro filhos e dois netos. O enterro do técnico em eletrotécnica foi na quinta-feira (12/10), e a família confirmou sua morte publicamente somente na sexta.

O nome BINA vem de binary identifier number address” e em 7 de Julho de 1992, Nélio José Nicolai depositou o pedido de número PI9202624-9 no INPI. Em 30 de Setembro de 1997 a carta-patente foi expedida. Esta patente, no entanto, é alvo de disputas judiciais desde 2003.

Há muita polêmica sobre a patente do BINA. Mesmo assim, Nicolai nunca desistiu e também não chegou a receber todos os ganhos que em tese teria direito a partir de sua invenção. A briga judicial para ganhar o reconhecimento dos direitos de uso do sistema de identificação de chamadas continuará tramitando mesmo depois de sua morte.

O mérito está, não apenas em ter contribuído com tecnologia usada no mundo inteiro, mas por ser TÉCNICO INDUSTRIAL como mostra seu registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA-DF. Equivocadamente, todos os sites de notícias da internet o identificam como engenheiro, o que não é verdade...

Veja mais: 
Kleber Souza dos Santos

Engenheiro Agrônomo (UFSC, 1992). Mestre em Gestão Econômica do Meio Ambiente (UnB, 2001). Especialista em Gestão do Agronegócio (UnB, 2009). Especialista em Botânica (UFLA, 2006). Especialista em Administração Rural (UFV, 1995). Candidato à Presidência do CREA-DF, eleições 2017.

Comentar “Morre aos 77 anos Nélio José Nicolai e renova-se o orgulho de ser técnico”

Este espaço é democrático no qual você pode opinar. No entanto, comentários ofensivos, desrespeitosos ou com vocabulário inadequado não serão aceitos. Se preferir, envie sua mensagem para kleber@valoriza.eng.br. Obrigado.